CLIENTE
DESAFIO
Essa foi uma jornada e tanto! No ano em que a Viacredi completou 70 anos, fomos chamados para uma reunião sobre a ideia e, desde então, integramos a comitiva de frente até o lançamento do Espaço Coop para visitação.
Apoiamos a Viacredi desde a concepção da ideia. Da compreensão do funcionamento de um equipamento cultural aos requisitos objetivos e subjetivos para a sua materialização. Cocriamos com o cliente a vocação do projeto: dar vida a um espaço de preservação da memória e promoção do cooperativismo.
Apoiamos no planejamento orçamentário, atração e gestão de outros fornecedores, criação de naming, branding, projeto expositivo, pesquisa e curadoria de conteúdo, design, criação e desenvolvimento de interações, fluxo de validações, cocriações com times internos e terceiros, campanha de lançamento interna e entrega final do espaço para visitação.
O modelo de negócio cooperativo traz no seu cerne a ideia de coletivo e de complementaridade. Como contar a história de uma organização que é, em sua essência, múltipla e totalmente integrada com o desenvolvimento social e territorial do local em que está inserida? E ainda, que existe graças a sonhos individuais que foram canalizados para a materialização de um sonho maior e coletivo?
A partir dessa reflexão, concebemos uma linha do tempo com quatro pilares. Visualmente, ela remete à forma de um DNA. Ao centro, nas linhas que se cruzam, estão expostos os principais fatos na história da Cooperativa e dos Cooperados. Acima e abaixo, os principais acontecimentos simultâneos, no Brasil e no mundo.
Nessa linha do tempo, é possível mergulhar em um contexto profundo, aprender e refletir sobre o passado, o presente e o nosso poder coletivo de criar o futuro.
A Casa Amarela, nome pelo qual o imóvel é conhecido, é um bem tombado pelo patrimônio histórico. Contribuir com a preservação da história da cidade, ao mesmo tempo em que criávamos um espaço de conservação da memória da Viacredi, tinha tudo a ver com a ideia.
É olhando para o passado que podemos, também, compreender os efeitos dos nossos atos, firmar um compromisso no presente e criar o futuro.
Porém, internamente, o ambiente precisava ser revitalizado. Junto a fornecedores parceiros, participamos de toda concepção da jornada do visitante, pensando em cada espaço e nas principais adequações estruturais que precisavam ser feitas para acomodar a ideia e ambição do Espaço Coop.
Da troca de carpetes ao formato arredondado das paredes, da substituição de ar-condicionado à instalação da iluminação ambiente, participamos do processo criando, ajustando rotas, acompanhando fornecedores e validando cada etapa da jornada.
Ao entrar no Espaço Coop, você encontra um espaço de recepção que divulga e promove os produtos e serviços dos próprios cooperados. Conhece novidades e um pouco mais sobre projetos que foram incentivados pela Cooperativa.
Na segunda sala, criamos uma reflexão sobre as atitudes individuais necessárias para que o cooperativismo seja possível. É um ambiente de introspecção, que funciona como uma preparação para o ambiente principal. Em uma das paredes, é possível ver um Cooperômetro, que calcula o tamanho da rede de cooperados em tempo real.
Na sala principal, é possível mergulhar na linha do tempo, com imagens e textos concebidos para despertar no visitante uma sensação de viagem, embalada por um tom de voz informal, agradável e simples.
Um telefone histórico, integrante do acervo da Viacredi, está exposto. Ao tirá-lo do gancho, o visitante recebe uma mensagem inusitada, que marca um dos principais fatos históricos da cooperativa, quando ela pode abrir as portas para toda a comunidade, ampliando consideravelmente sua base de cooperados e área de atuação.
Com mais de 900 mil cooperados, a Viacredi é diversidade. Formada por pessoas de todas as idades, gêneros, orientações sexuais, raças, profissões e percepções de mundo.
Desenvolvemos o naming Espaço Coop com a missão de simplificar e aproximar a ideia do cooperativismo da comunidade. Se o futuro é CO, foi no cooperativismo onde isso nasceu.
Na criação visual, concebemos ilustração e comunicação com leveza, arte e sofisticação, com um toque de conexão com o mundo inteligível dos sonhos, onde é possível visitar outras realidades.
A diversidade é a matéria-prima da complementaridade e da inovação. Na arte principal, são as próprias pessoas que formam o Coop, assim como é o cooperativismo na prática.
São indivíduos que entendem e escolhem criar uma realidade melhor a partir da cooperação.
Com um projeto deste porte (a pasta do projeto tem mais de 4 mil arquivos) é possível imaginar a complexidade de produção, a quantidade de reuniões e as inúmeras variáveis envolvidas. Porém, todo o fluxo experienciado com cliente e parceiros foi muito ágil e positivo, pois a confiança mútua e a sinergia são fundamentais para o sucesso de projetos complextos, característica que cultivamos com todos os nossos clientes.